quarta-feira, 18 de agosto de 2010

De como foi, afinal, a primeira consulta

Bom, como julgava ter resolvido o problema da amamentação, estava feliz da vida tendo minha filhota mamando no peito por horas a fio - entre paradinhas, dormitadas e o retorno ao que interessava...
Mas na consulta descobrimos, incrédulos e tristes, que ela não aumentara de peso depois da alta do hospital e, o pior, ainda perdera mais, o que fez o médico se preocupar e propor um 'regime de engorda'. Ela deveria mamar no peito por vinte minutos e depois receber 60 ml de complemento de leite enlatado e voltar ao consultório dali a dois dias, quando deveria ter cumprindo uma meta.
Meu Deus! Nunca imaginei que a notícia de que nossa bebezinha não estava no peso ideal fosse tão massacrante. Logo meus olhos viram a menina desfigurada, triste, abatida. Mas o médico advertiu que o quadro não era esse, que ela estava respondendo bem aos estímulos mas que o normal era o ganho ou retomada de uma curva ascendente de crescimento, o que não estava acontecendo.
Desnecessário dizer que choveram críticas ao tal regime. Como o médico recomendava complemento? Como eu deixava de confiar no meu leite?
Do outro lado, dois pais atônitos. Mas decidimos dar um voto de confiança ao médico. Afinal, ele nos foi bem recomendado e também nos pareceu sensato e competente. Ademais, mamando por três horas ela não estava engordando. Assim, dois dias com leite complementar não haveria de fazer mais mal.
Para nossa alegria, ela só aceitou o complemento por três vezes - mesmo assim, diminuindo gradativamente a quantidade. É bom lembrar que ele foi dado em seringa e não em mamadeira. E, logo, ela estava só no peito.
Na pesagem faltaram apenas 10g para ela cumprir a meta, o que nos deixou radiantes. E ela ganhou nova missão a cumprir, com nova pesagem dali a uma semana.
Essa semana se completou segunda-feira passada, dia 16. E ela, enfim, foi dispensada desse acompanhamento e do regime pois, como diria, engrenou no crescimento. E, o melhor, só com o peito. Passei a dar o complemento como o outro peito mesmo e funcionou.Ela também ficou meio que condicionada aos vinte minutos e já larga o peito em torno desse tempo.
Agora, a gente já sente o pesinho aumentando sobre nossos braços, as roupinhas servindo melhor e as dobrinhas ganhando, enfim, seus recheios.
Morena está linda. Suas carinhas, seus barulhinhos, seu olhar e o jeito como deixa as mãos nos encantam a cada minuto.
Uma delícia tê-la. Agradeço sempre mais a Deus pela dádiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário