quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sobre cantigas, cantadores e canções

O FETO, DE FATO, sente fisicamente o estado de saúde e ânimo de sua mãe. Se ela gosta de cantar, por exemplo, do ponto de vista do nenê está acontecendo uma coisa espetacular: todos os seus ruídos corporais entram em sincronia, e sua parede abdominal se torna muito macia. Consequentemente, o feto associa o canto a uma sensação de bem-estar e amplitude espacial. Após o nascimento, esse bebê provavelmente poderá ser rapidamente acalmado com cantigas de ninar e, mais tarde, se sentirá atraído pela música e pelo canto.

http://revistageo.uol.com.br/cultura-expedicoes/14/artigo176142-7.asp

Lembrei deste trecho do artigo da Revista Geo quando voltava, hoje cedo, da aula de Ioga. Ouvia a música ‘Grávido’, de Gonzaguinha, já postada aqui e comecei a chorar. Copiosamente. Era a milésima vez que a ouvia, mas a primeira reação desse tipo. Achei bonito que fosse assim e não questionei muito as razões. Só chorei. Só me deixei emocionar. É que a letra ganhou contornos novos, não sei, ou foi captada em toda a sua força e integridade ou até encontrou eco (ou eu havia encontrado eco a partir dela) no texto ‘Entre a viagem e a paisagem’, abaixo, escrito ontem.
Se dizem que Chico Buarque é o melhor cronista, entre outros temas, da alma feminina, o parir nunca foi tão bem narrado do que na música do filho de Gonzagão.
É reconfortante saber (como sugere o artigo) que Morena pode gostar de música a partir do meu gostar e da minha emoção diante desse gênero artístico. Realmente, amo a música e amo cantar, assim mesmo, em casa, no chuveiro, onde for. Sou uma cantadeira amadora. Na minha vida, tem que ter canção. O nome deste blog foi inspirado por música de Caetano Veloso, por exemplo.
E, assim, fico me perguntando qual seria a trilha musical do meu parto. A primeira coisa que me vem a mente é Susana Salles, cantando em alemão, cd que ganhei há anos do meu irmão Renan, músicas que aprendi também a cantar na época que estudava a língua e cujas notas altíssimas sempre me remetem a uma aguda contração.
Depois, ganhei de meu amigo Gicarlos uma coletânea realizada por ele com músicas para Morena, a minha, reunindo canções que falam em morenas, a de todos, a de todas as poesias, cantores e interpretações. ‘Grávido’ entrou aí, como um brinde.
Ele disse que vai continuar fazendo as seleções, pois há repertório suficiente para discos só de samba, forró, sertanejo. O que já recebi pode ser enquadrado como MPB.
É uma trilha que também estará no parto, nos momentos que o antecedem, em toda a minha vida, daqui para frente.
Ouvir tantas vezes o nome da minha filha, tantos contextos, tantos artistas, tanta beleza, foi e é sempre que a refaço, uma experiência inebriante, que me faz sentir, viver, exalar, respirar amor.
Realmente, um grande presente – além de ter vindo de tal pessoa, sei que exigiu uma dedicação a que poucos se entregariam. Mas ele, também por e com amor, é capaz disso.
A minha gratidão pela chance de experimentar emoções tão leves e profundas ao mesmo tempo – felicidade, afinal.

Aqui vai o repertório:

RELAÇÃO DE MÚSICAS DA COLEÇÃO “MORENA” (disco nº 1).

1. Chuá-Chuá (Intérprete: Teca Calazans);
2. Toada (Intérpretes: Sivuca e Rildo Hora);
3. Grávido (Intérprete: Gonzaguinha);
4. Boas Vindas (Intérprete: Caetano Veloso);
5. Cantiga Boa (Intérprete: Pádua);
6. Morena dos Olhos D’água (Intérpretes: Caetano Veloso e Chico Buarque);
7. Morena Flor (Intérpretes: Toquinho e Vinícius de Moraes);
8. Morena Linda Flor (Intérprete: Geraldo Azevedo);
9. Cravo e Canela (Intérprete: Milton Nascimento);
10. Morena do Mar (Intérprete: Maria Bethânia);
11. Amor é sede, depois de se ter bem bebido/A saudade mata a gente (Intérprete: Maria
Bethânia);
12. Drume Negrita (Intérprete: Renato Braz);
13. Coração Sonhador (Intérprete: Nilson Chaves);
14. Nove Luas (Intérprete: Mário Gil);
15. Sentimental (Intérprete: Renato Braz);
16. Lua Curiosa (Intérprete: Renato Teixeira);
17. Cantigas Populares/Poesia/A Coroa (Intérprete: Maria Bethânia);
18. Morena (Marcos Sacramento);
19. Loura ou Morena (Intérprete: Quarteto em Cy);
20. Morena, Minha Morena (Intérprete: Marcelo Barra);
21. Morena (Intérprete: Benito di Paula);
22. De quem é essa morena (Intérprete: Benito de Paula);
23. A tua presença morena (Intérprete: Caetano Veloso);
24. Minha Morena (Intérprete: Chico Pessoa);
25. Morena do Mar (Intérprete: Dorival Caymmi);
26. Morena (Intérprete: Los Hermanos);
27. Me leva, morena (Intérprete: Paulo Diniz);
28. Morena Boca de Ouro (Intérprete: Roberta Sá);
29. Tempero do Forró (Intérprete: Geraldo Azevedo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário