domingo, 17 de outubro de 2010

A diferença e o meu agradecimento a ela. A elas








Elas fizeram a diferença para mim na minha gravidez e na chegada de Morena. Já falei sobre isso em vários posts, à medida em que ia sendo surpreendida por elas. Mas aqui, reúno o agradecimento às minhas irmãs e a minha mãe, de uma só vez.

Mulheres que sabem o que é isso. A maternidade. Que já passaram por. Que são mães ou, no caso de Viviane, será - tomara.

Eu me senti acolhida e mimada nesse processo porque no caso de Vânia, por exemplo, nos separamos fisicamente muito cedo. Eu era menina quando ela já tinha ido para o mundo em busca dos seus sonhos profissionais.

Valéria ajudou a me criar. Tenho nítidas lembranças dela ao meu lado, me educando, protegendo, cuidando de mim.

Vitória, uma grande companheira que hoje mora distante. Nossa cumplicidade, nosso disponibilidade em estarmos juntas para tanta coisa faz da nossa relação algo raro, bonito, que gostamos de cultivar e que eu desejaria que todas as irmãs do mundo tivessem.

Viviane, um pouco filha também. Foi assim considerada quando nos pegou, ela bebê, nós adolescentes, dispostas a testar nela nossas habilidades de mãe e, sobretudo, de dar a ela nosso amor.

Mamãe - a super, que pariu tantos, que colocou embaixo das asas outros tantos e que sempre tem mais a dar.

Tê-las nesse momento em que a feminilidade se encontra no seu comum mais sublime, foi muito simbólico para mim que, afinal, abri a guarda e me pus desnuda a precisar do carinho e da colaboração de cada uma.

Vitória e Vânia capricharam no empenho para colaborar com o enxoval. Não fossem elas, enviando da Suíça, muitas vezes com sacrifício, tantas coisas, roupas, objetos de decoração, brinquedos, móbiles, não sei o que teria sido de mim e de Morena.

Valéria fez boa parte da decoração do quarto e uma das lembrancinhas, além de ter encomendado e embalado a outra também. E que agora nos dá um suporte de mãe e avó e irmã e amiga nessa nossa estada em João Pessoa

Mamãe que, aos poucos, aceitou para sua neta caçula o nome de Morena e que dá a ela o carinho mais bonito de vovó e que, como coisa de vó mesmo, mandou bordar fraldas, deu peças caprichadas do enxoval e também nos acolheu com todo carinho nessa viagem, sempre me emociona por estar dividindo conosco esse momento e convivendo com mais uma Barbosa.

Viviane finalmente com sua doce juventude é a companhia amorosa e divertida que não podia faltar.

Com vocês me senti mais mulher, mais mãe, mais amada.

É muito belo podermos nos encontrar sendo quase todas mães e dividir mais esta dádiva.

Obrigada de coração!

2 comentários: