terça-feira, 21 de junho de 2011

Buchada de Bode!










Estamos em Campina Grande-PB. Perto da noite de São João. Eita!!!! Coisa boa! Chegamos ontem, depois de uma viagem tranquila, voo que conseguiu chegar em Campina mesmo, com um casal muito simpático de companhia no avião.

No jantar, galinha de capoeira ou caipira, xerém e bolos de milho e de grude. Hoje, mais cedo, a casa virou um turbilhão. Monte de gente na cozinha, seguranças olhando o local.

É que o casal Maria e Manoel Barbosa receberiam o governador Ricardo Coutinho, sua esposa Pâmela, o vice Rômulo Gouveia, secretários de estado, entre os quais o meu irmão, Ricardo e outros amigos nossos.

É muito bonito ver minha mãe na cozinha comandando a trupe para fazer nascer um prato que ela faz como ninguém e que muita gente faz questão de comer, quando vem da sua lavra: buchada de bode.

Mas tinha bode torrado e assado, peru cozido, picado, pirão, galinha de capoeira, doces quebra queixo e de leite com queijo de coalho. E muito mais.

Acho um rito muito especial da minha casa esse. É festa, é alegria, são mãos que se encontram nos temperos. Mamãe fica orgulhosa dos seus feitos, feliz em abrir sua casa que já recebeu muitas autoridades, inclusive nacionais e jornalistas, também com atuação nacional, para registrar seus quitutes.

Eu queria muito que Morena vivesse assim, em família nossa, Barbosa, paraibana, seu primeiro São João fora da barriga.

Só alegria! E comilança! E quebra de regime!

E ela está adorando brincar com as bandeirolas e os balões que estão enfeitando a casa dos avós.

Um comentário: