domingo, 12 de setembro de 2010

Brincadeira de criança - como é bom, como é bom!

Minha cunhada me perguntou de coisas que Morena estava precisando. Respondi: livros e cds musicais. Ela estranhou: - Livros? Agora?

Sempre achei os livros e as músicas imprescindíveis para os bebês, crianças, enfim, para a infância e, estava incomodada com a descoberta de que não tinha nada para ler para minha pequena - queria enchê-la de palavras.

Já tinha começado a bater na tecla até Fábio inaugurar esse mundo com um livro de pano, sobre Binho Golfinho. Super bonitinho. E Sandro tinha dado o cd 'Forró para Crianças' que, junto ao que eu já tinha deste projeto, 'Samba para Crianças', estava compondo o acervo dela, que foi acrescido pelo presente de Dalva, um disco do Palavra Cantada. Hoje ela ganhou dois dvds da coleção Bebê Mais - Meu primeiro dvd.

Diariamente Morena passa por essa sessão musical. Mas eu queria ler mais para ela. Como disse, enchê-la de palavras e comprei um livro chamado 'Contos de um minuto'. Tem dezenas de histórias e é para crianças maiores.

Minha intenção não é que entendesse ou pudesse manuseá-lo como a um livro de pano ou de plástico próprio para bebês - apenas poder ler bastante para a minha filha, fazer com que admire o som das palavras, a minha voz. Tem sido outra das sessões diárias.

Fábio leu inteirinho para mim um texto sobre como brincar com um bebê tão pequeno que parecia nem ter como interagir. As dicas incluem a leitura de livros, a audição de música, a dança juntinha - tipo dois pra lá, dois pra cá.

E além do banho de sol diário, dos passeios pela casa para que ela olhe tudo e das paradas nos móbiles e brinquedos cantantes, procuramos fazer dessas 'brincadeiras' parte do dia de nossa menina.

É muito bom brincar com ela. Como saber que isso é importante para o seu desenvolvimento e para sua vidinha mesmo que ela finja cara de paisagem ou chore. E é mais gostoso quando ela para de chorar diante de um desses estímulos, se entrega a uma boa dança e abarca o mundo com seus olhos tão desbravadores.


Aqui vai o link com o texto sobre o brincar
http://brasil.babycenter.com/baby/desenvolvimento/brincadeiras-estimulantes/#2

Nenhum comentário:

Postar um comentário