sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mais duas semanas?

Hoje tive consulta com a médica.
São 36 semanas e dois dias. Emagreci mais. E todas as outras coisas que são analisadas, incluindo o resultado da ecografia e perfil biofísico, estavam dentro dos conformes.
Assim, o drama ficou para o exame de toque que já havia sido anunciado na consulta anterior.
Eu tinha decidido que não ia querer fazê-lo assim, faltando tanto tempo ainda para o parto (será que falta mesmo?). Pois sempre escutei que é um exame que se faz já durante o TP e, coincidentemente, hoje mesmo ou a partir de ontem, o assunto tinha virado tópico de discussão do Ishtar.
Dentre todas as conversas, uma opinião dominante - a de que o toque é chato, invasivo, incoveniente e, mesmo inútil.
Foi com tudo isso na cabeça que eu disse à médica: não quero fazer. E ela, em seu jeito brincalhão, não levou a serio, explicou as razões e me encaminhou para a saleta onde, já de roupão, eu segurava um pedaço de papel higiênico.
A assistente disse: me dê que eu jogo para você. E eu repliquei: Não, eu que peguei. É que acho que vou chorar.
Então, chega a médica, coloca lá em cima minhas pernocas e vai fazendo as outras averiguações, enquanto a hora do toque se aproxima.
Ela viu que eu estava em lágrimas e foi falando mil coisas, para me animar, para me fazer rir, para tirar meu foco. Ela achava que eu estava chorando as lágrimas normais das grávidas, as lágrimas hormonais. Ou que estava assustada com a chegada do parto. E eu só balançava a cabeça e as lágrimas só rolavam.
Em um dado momento, lembrei do tripé medo-tensão-dor. E aí, relaxei os músculos dos ombros e braços que, como pude perceber, estavam contraídos.
Aí, lembrei também de inspirar contando até 4 e expirar contando até 8 e consegui, sim, uma boa dose de relaxamento que até ela notou e comentou.
Daí, fechei os olhos e quando pensei que o exame estava começando, já havia terminado.
Conclusão: uma Morena encaixada mas um útero fechado ainda.
Outra conclusão: a previsão de que essa Moreninha encaixada venha ao mundo de fora da barriga em duas semanas.
Minha conclusão: ter esse panorama me fez bem. Mais do que o mal que o exame pudesse ter feito e também não fez.
É que as dores na região púbica voltaram a ficar fortes e as contrações de BH que nem apareciam nos exames, agora aparecem e também estão visíveis e incômodas para mim.
E eu já estava começando a ter que lutar contra aquela pergunta: Será que é agora? Será que já está acontecendo?
Sei que um colo fechado, como está o meu, para um colo que se abre pode não levar tempo nenhum, pode não dar sinais, enfim, o exame não tem muito tempo de validade.
Mas que me deu uma tranquilidade boa, isso deu.
Sensação que só melhorou nos momentos seguintes pois recebi as caixas com as lembrancinhas de maternidade de Morena, feitas na Paraíba por minha irmã, recebi também presentes vindos de minha cunhada que mora em São Paulo.
E, ainda, uma mala lotada de mil roupinhas e outros objetos, incluindo o tradicionalíssimo e hoje substituído pelo plástico, conjunto de talheres em inox - esses enviados da Suíça por minha irmã Vitória.
Tudo isso me deixou mais perto do quão perto está Morena, me deixou feliz, me deixou querendo cantar: "Vem Morena...Vem Morena..."

2 comentários:

  1. Ai ai, tá chegando a boa hora de Morena!
    E quantos presentes especiais ela já recebeu!
    Beijo e até mais tarde...

    ResponderExcluir
  2. Ah, sabia que eu corri de uma consulta de 37 semanas por causa de um toque agendado???

    ResponderExcluir