terça-feira, 27 de julho de 2010

Ela vem chegando... E feliz vou esperando...

Bom, vim aqui falar sobre o meu trabalho de parto, que está em curso nesse momento. Não está sendo como eu gostaria. Mas são as horas que antecedem a chegada de Morena e por isso estou chamando assim.

O trabalho propriamente dito não está sendo do corpo mas da mente. Minha filha virá ao mundo por meio de uma cesárea, praticamente de urgência, marcada hoje para ser realizada nas próximas horas de amanhã (quarta-feira).

Nem sei como começar a contar essa parte da história. Mas penso que ficou claro para todos que, minimamente, acompanharam este blog ou a minha gestação, que eu gostaria de ter um parto ativo, normal, natural, humanizado, enfim, com menos intervenções possível - talvez até domiciliar.

Preparei-me para isso de todas as formas viáveis. E, como já disse, esse processo foi uma delícia. Vivenciado por mim e Fábio - nos trouxe muito aprendizado, portanto, jamais terá sido vão.

Mas após um diagnóstico de diabetes gestacional, a possibilidade do domiciliar foi descartada e a cirurgia colocada como quase inevitável. Ouvindo sempre opiniões divergentes, fiquei cultivando a dúvida sobre a real impossibilidade de um parto normal, agora já convencionado como hospitalar.

Assim, resolvi buscar uma segunda opinião mas, no dia da consulta, me boicotei, errei o horário e terminei não indo. Mas como a dúvida persistisse, aproveitei que minha médica (que eu adoro, com a qual estou há praticamente 10 anos e que considero ter feito um excelente trabalho de pré-natal)disse que não teria agenda muito livre para a consulta que já estava semanal e disse que a secretária me ligaria para marcar um horário possível e isso não aconteceu, aproveitei esse furo (pois desde então a secretária não entrou em contato) e consegui nova consulta, com outra profissional.

Cheguei lá, ontem, carregando minha barriga de 37 semanas e 5 dias e fui super bem recebida. Expliquei que minha intenção era encontrar alguém que me desse mais certeza da possibilidade de um parto normal.

Examinada, soube que tudo estava bem, que os últimos exames indicavam que a bebê estava bem e que eu podia me preparar para tê-la após a trigésima oitava semana, contando sempre com a imprevisibilidade.

Fábio que estava de viagem marcada para hoje foi liberado para "ir tranquilo", eu adorei a consulta, enfim, estava muito tranquila. Inclusive, com mudança agendada para a sexta-feira.

Mas hoje, no exame que venho fazendo semanalmente, tudo pareceu bem, no primeiro momento. Morena mexeu muito eu recebi os parabéns, até passarmos para a fase seguinte do exame, na qual se viu que o líquido amniótico estava bastante diminuído e a médica que fazia o exame, ficou bem preocupada. Ela fez todas as medidas, buscou possíveis furos e, terminou por me falar da sua preocupação.

Ela antecipou um outro exame, doppler, que estava agendado para a semana que vem e, ao fim, disse que ia telefonar para a minha médica. Eu fiquei no dilema instantâneo: Para qual das duas? E expliquei a ela que estava em uma fase de transição.

Ela ligou para a segunda médica, a de ontem, já que ela tinha solicitado o doppler e, as duas chegaram à conclusão de que o mais indicado seria a cirurgia e sem muita demora.

Pois a placenta já não estava oxigenando o bebê como deveria e ela, Morena, já estava com algo como vasodilatação cerebral e ficando centralizada, o que indicava que estava tentando fazer manobras para respirar melhor, leigamente falando.

Então, a médica falou comigo, me explicou a situação, eu chorando, lógico e descobrindo que dali a algumas horas faria uma cirurgia.

Fábio estava no aeroporto e consegui impedir sua partida a tempo. A cabeça dando voltas, lágrimas caindo, mudança para fazer, malas para fazer, parto normal para não fazer...

E a médica primeira? Como explicar que não seria mais com ela? Deveria explicar?

Como redução de danos precisava eliminar algumas fontes de preocupação.

Aceitar. Chegar ao hospital amanhã cedo. Eles não aceitam meu plano. Vai ser particular mesmo.

Parir.

Apenas isso.

Venha conhecer a vida...

3 comentários:

  1. Na torcida para que tudo dê certo amanhã e Morena chegue lindona e mamando na primeira hora!

    ResponderExcluir
  2. Waleska, a esta hora Morena já deve ter nascido. Estou na torcida para que dê tudo certo; vai dar!!
    Beijos e muito leite.

    ResponderExcluir