domingo, 18 de julho de 2010

Cuidados com o bebê

Algum texto recente do blog fala sobre o pouco tempo que termina sendo e tendo a gestação, apesar de serem longas semanas - por volta de 40.
Assim, estávamos chegando à chegada de Morena sem ter participado de nenhum curso ou orientação sobre como cuidar do bebê (em outro texto também me questionava sobre a necessidade de coisas assim).
O fato é que por esse motivo o tema 'Cuidados com o bebê' que norteou o encontro do Ishtar, ontem, 17, nos interessou bastante e, o melhor, foi o primeiro que coincidiu com Fábio na cidade e ele foi também.
Para mim não é assustador pensar em lidar com um bebê porque ao contrário de um depoimento de uma pessoa que disse que antes da filha nunca tinha tocado em um recém-nascido, eu já lidei com muitos. Tenho mais de 20 sobrinhos (juro que até perdi as contas) e cuidamos, eu e Vitória, outra irmã, da caçula da nossa casa que nos pegou com 15 e 19 anos.
Mesmo assim, acredito nas dicas, nos conhecimentos adquiridos dos outros e estava com o coração aberto para participar do encontro. É tanto que fui voluntária para mostrar como dar o banho - disso eu tenho medo.
Aí, as dicas foram se sucedendo, outras mães continuaram a mostrar os cuidados após o banho e, entre as coisas que foram inéditas, a atenção com o umbigo. Como estava vendo as faixas umbilicais nas lojas, perguntei a uma vendedora: "Ainda se usa isso?". Ela respondeu efusivamente que sim e eu comprei, então, uma caixinha delas.
Fiz a mesma pergunta ontem e a resposta foi até a que eu intuia, não se usam faixas nos dias atuais. E o ideal é não usar nada mesmo, nem o álcool. Claro que tendo o cuidado de observar se o andamento parece ser normal, sem sinais de infecção e com a manutenção de limpeza e secagem. Assim, o coto (que Fábio errou e chamou de toco para diversão de todos nós) cai rapidinho (em até três dias) sem deixar rastros de problemas. Tomara!
Bom, ontem também fomos ficando após o término do encontro e conversando com as pessoas sobre temas variados. Gabi foi uma ótima interlocutora - cheia de amor, de carinho e de sensatos e otimistas relatos ela nos cativou e falou sobre a extero gestação, assunto que vim pesquisar mais a fundo aqui na net. Ela também citou um detalhe importante no carrinho que escolhemos para ganhar da Tia Belucha, um Chicco Trevi. De acordo com ela, que comprou o modelo pensando nos mesmos pré-requisitos que nós, o fato do cinto não ter ajuste em uma de suas bases é muito ruim. Vamos ficar atentos a isso e ver se continuamos preferindo esse modelo ou passamos para outro.
Quanto a extero gestação, adorei saber e, de uma certa forma, algumas coisas estavam convergindo para a chegada desse conhecimento. Já tinha comprado, por exemplo, aquela roupinha de deixar o bebê bem apertadinho, o swaddler, importado dos EUA e que custou R$65. Uma vez eu tinha visto a propaganda de uma matéria que saiu no Fantástico sobre e só. Entender melhor os motivos de seu uso pelos princípios da Extero Gestação foi muito bom.
A primeira leitura sobre aqui, hoje, foi no blog
http://matterna.blogspot.com/2009/03/o-quarto-trimestre-de-anita.html que por sua vez, foi inspirada no
http://minhasementinhalinda.blogspot.com/2008/04/extero-gestao.html.
Também recebemos de Sylvana um link para a matéria sobre choro dos bebês no link
http://noticias.r7.com/videos/saiba-como-agir-na-hora-do-choro-incessante-nas-primeiras-noites-com-o-seu-bebe/idmedia/893e24932bd6dd1cf634692449da8149.html.
E nossa doula, Rafaela Rosa, havia me falado sobre um curso que vai começar a ministrar e representar no Brasil, sobre como entender os tipos de choro do bebê.
Assim, talvez Morena seja poupada de alguns gritos, dissabores e lágrimas e todos ganhemos a alegria de saber lidar com uma criaturinha que estranha o mundo de fora da barriga e só tem uma variedade de berreiros para mostrar isso e nós, o dever de entendê-los e aprender a lidar com eles da forma mais calma, racional e pacífica para todos.
Ansiamos para que, na maioria dos casos, a prática seja a teoria praticada mesmo e não o contrário.

Aqui, o link para o blog do Ishtar que já traz as informações e fotos do encontro de ontem.

http://ishtarbrasilia.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Waleska, o encontro de ontem, para mim, foi maravilhoso! Saímos, eu e Rafaela, com a certeza do dever cumprido. Falar com outras mães a respeito de coisas aparentemente simples, mas que muitas vezes assustam, é sempre compensador.

    Que bom que você gostou e seu esposo também!
    Espero fazer a despedida da sua barriga no próximo!
    Vem, Morena!

    ResponderExcluir