sábado, 10 de julho de 2010

Desvendando a dor na região púbica

- Estou bem, só com uma dor no pipiu.
- Na barriga?
- Não, no pipiu.
- Oxe!!!

O diálogo com mamãe me diverte. Ela se choca com algumas coisas - ou finge - porque na verdade, tenho a impressão de que nada mais no mundo pode surpreender uma mulher como ela. O pipiu, já sabe quem acompanhava o blog anterior (www.venhaconheceravida.zip.net), é como se chama o órgão genital da mulher, na Paraíba.

Mas a dor já havia sido comentada aqui. Eu não sabia localizá-la muito bem e, a despeito de todas as minhas tentativas de me manter super informada durante a gravidez, ela, a dor, em não sendo um sinal de trabalho de parto, me tomou absolutamente de surpresa.

Aos poucos, fui descobrindo seu nome, sua origem e buscando tratá-la. Aproveito uma mensagem postada na lista de discussão do Ishtar, para contar como as coisas aconteceram durante esse processo.

"Olá meninas! Estou com essa dor. E ela foi a maior surpresa pra mim. Chegou aos poucos até um dia me imobilizar e eu pensar que estava entrando em trabalho de parto prematuro. Liguei pra médica e ela estava viajando. A médica reserva disse que podia ser muscular - já que eu tenho caminhado com certa regularidade - e que eu também fizesse um coleta para cultura de urina.

Nem cheguei a fazer o exame pois minha doula fisioterapeuta também chegou de viagem e me explicou o que estava acontecendo e a médica corroborou com o que ela disse na consulta dessa semana - bom, que era essa dor mesmo púbica, que acontecia, que era resultado desse deslocamento dos ossos mas também de uma sobrecarga na região.

Eu não estou tendo nenhum desconforto na parte da cima da barriga, tipo falta de ar, dificuldade para dormir por causa de sufocamento, essas coisas. Por outro lado, esses desconfortos estão se concentrando na parte de baixo pois Morena está com a cabeça há muito para lá e também porque os músculos não estão dando conta de segurar tudo - estou com aquela separação que não lembro o nome (diástase? ou algo assim?) em um pequeno grau e útero, bexiga e etc estão demais para uma pobre região púbica rsrsrs

Assim, estou fazendo uns exercícios para amenizar - o que está dando resultado. As dicas que dá para passar aqui são: movimentar-se em bloco. Ou seja, no carro a gente entra de lado, apoiando o bumbum primeiro e depois coloca as duas pernas pra dentro ao mesmo tempo. Para sair, a mesma coisa. Isso deve se repetir em qualquer mudança de posição. Na cama, se for virar para um lado concentrar o corpo no meio e virar de uma vez só. Dá para entender?


Também levar a barriga às costas, contraindo o músculo quando for fazer um movimento mais brusco - sentar, levantar, subir escadas, pois evita a sobrecarga muscular.

E outra que foi uma bela descoberta: usar a faixa maternal - acho que já tinha visto alguma antigamente e nem sabia que ainda existia. Comprei De Millus por R$ 23 (para quem for de Brasília, na Casa Raquel) e uso quando vou caminhar ou passar mais tempo em pé - para ficar só sentada ela foi desaconselhada. Tem sido uma ótima - amenizou demais as dores e os picos - em momentos de movimentação. Ela segura a barriga diminuindo também a carga.

Agora a dor existe mas como uma sombra apenas. Beeeeeem menor".

É isso!!!

Um comentário:

  1. Que bom que está tudo bem agora!
    Eu, felizmente, nunca tive essa dor no pipiu (rsrs)... é assim que chamam em Pernambuco também!
    Beijo!

    ResponderExcluir