quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Morena no Reino das Frutas: Balanço I

Como começou a idéia de fazer o aniversário de Morena em torno das frutas? Não sei. Da vontade de fugir do convencional, dos depoimentos de que daqui a pouco eles escolhem os temas mais controversos (como desenhos animados e afins) e não podemos fazer nada sobre isso.

E como surgiram as frutas? Também não sei. Talvez eu tenha pensado primeiro em fazer sobre cores. Depois, associei cores a frutas. E delas restaram apenas as frutas.

Talvez porque em viagem a São Paulo mamãe tenha enviado por um irmão meu, um vestido lindo, de frutas, para Morena. Tinha detalhes cor de laranja. Então, decidi. A festa seria de fruta. Aquele seria o vestido que ela usaria nela e,portanto, a festa de frutas seria cor de laranja.

Depois, pensei no lugar. Campina Grande ou Brasília? A minha primeira opção foi Brasília, pois há 11 anos moro lá, Fábio também, Morena nasceu lá e, em primeiro momento, essa escolha parecia obvia.

Mas minha irmã Valéria questionou e eu cedi e, logo, percebi que era isso mesmo, com a anuência de Fábio. Primeiro aniversário era aqui, em Campina Grande, perto da maior parte da família, perto dos avós que ainda estão do lado de cá da vida, por mais que isso excluísse boa parte dos nossos amigos brasilienses.

Dia 20 de junho cheguei aqui, com a missão de fazer a festa acontecer. Já tinha passado por lojas de São Paulo e de Brasília antes. Minha vida já era uma grande frutaria.

Outra opção era voltar às festas das antigas. Com tudo meio manual, meio mulheres juntas na cozinha. Cada lacinho feito por nós. Cada escolha passando por mim.
Foi uma trabalheira. Mas foi uma trabalheira de equipe.

Minha tia Baby praticamente veio morar conosco, dando três expedientes por dia, dois deles comigo, em nome da festa. Ela, com minha sobrinha Larissa e principalmente, ela, Larissa, ficou responsável pelos doces, que ficaram lindos e deliciosos e tiveram ajuda de um monte de gente ainda, incluindo outra sobrinha, Ana Maria.

Muitas das coisas que idealizei aconteceram, se realizaram. Outras não. Entre as sim, ter na mesa arranjos de frutas de tecido, que eu ia encomendar, mas que terminaram sendo feitas por nós. Manu, a mãe de Matheus e Davi, me convenceu de que tínhamos talento para fazê-las e assim, saíram uvas e morangos. Aqui, a super Baby fez peras, maças e bananas.

Também tivemos um cardápio sem salgadinhos, como eu previra e, sem frituras. A ausência de balões proposta por Fábio deu certo. Eles não fizeram falta e não tivemos que lidar com seus resíduos.

O bolo, só consegui encomendar numa das melhores profissionais da cidade,por causa da amizade dela e atenção a mamãe. Outras coisas que tentei não consegui. Esqueci que também em Campina,precisaria de antecedência. E muita.

A sombra da chuva me fez ter insônia e pesadelos. Por alguns instantes me senti um fracasso na organização de festas (notadamente perto do horário de inicio quando constatei que não tinha providenciado o suco que serviria no lugar de refrigerantes).

Dúvidas. Decidir e voltar atrás. Contratar e descontratar. Esperar telefonemas e não recebê-los. Pedir orçamentos e não tê-los. Pedir nota fiscal e receber uma cara de surpresa. Lidar com um certo descaso, falta de compromisso das pessoas.

Mas lidar com muita gente que acreditou e fez muita força do bem, muita energia da boa. Nisso, meu irmão Raniere, craque em resolver pendengas de última hora, foi impar.

Receber coisas da gráfica com tanto atraso a ponto de não usá-las, pagar por outras que ficaram imprestáveis e que disseram que foram aprovadas por mim.
Ouvir que alguns prestadores de serviço desistiriam porque eu pensava muito diferente...

Na véspera, já com Fábio na cidade, e tendo recebido meus amigos que vieram de Brasília Gica e Mari, fui parar no hospital. Entrei lá em cadeira de rodas e achei que não sairia a tempo de batizar Morena, às 10h do outro dia, e receber uma benção de casamento na mesma ocasião.

Depois de soro, exame, remédios, tive uma recuperação pronta e milagrosa. Cheguei em casa a ponto de aprontar últimos detalhes. Fui dormir de madrugada, acordei cedo para ir ao salão, cheguei atrasada na igreja e até errei seu endereço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário