terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pico de crescimento





Recorri ao Ishtar para tentar entender e amenizar minhas dúvidas sobre a inquietude de Morena, suas mamadas a mais e o medo de não estar dando conta do recado.
Suposição das meninas do grupo para o ocorrido: pico de crescimento.
Já tinha visto elas mesmas falando sobre o tema, já tinha passado com mais calma e alguma consciência de que era isso que acontecia, outras duas vezes ou outros dois picos. Mas dessa vez, fiquei atônita, talvez pela coincidência da época com o início do desmame ou a introdução de alimentos sólidos.
Relmente elas estavam certas. Depois de alguns dias praticamente no peito, Morena já reajustou seus horários, suas mamadas e, incrivel e magicamente, o leito se ajustou a ela e a demanda que fez.
Meu peito começou a vazar como no começo (se bem que foi assim até o quarto mês) e ela a mamar e a ficar satisfeita, a dormir bem. Enfim, era isso.

As meninas escreveram - e agradeço:

"Além do mais, voltamos a dizer... mesmo com a introdução de outros alimentos, o PRINCIPAL alimento da criança ainda é o leite materno. Os outros só vão complementar.

Não dá pra comparar, por exemplo, a quantidade de nutrientes do leite e de uma fruta ou, pior ainda, suco, sopa, etc.

Provavelmente sua pequena está com um pico de crescimento sim, ou talvez até sentindo que você não está bem e aí ela se agita. O importante é não se martirizar."

Nélia de Paula


"Eu acho que ela pode estar passando por um pico de crescimento.. ainda mais perto dos 6 meses.. nesses picos eles pedem mais peito mesmo."

Ana Paula Gaia

Ana Paula também mandou uns links ótimos (com imagens que reproduzo aqui) sobre o assunto e me informei também no blog Peito Aberto (www.amamentacaoexclusiva.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário