domingo, 23 de janeiro de 2011

Nana nenen...






Confesso que o assunto como fazer Morena dormir e como lidar com o soninho dela foi alvo de estudo. Básico. Mas foi.
Segui as dicas: Sempre colocar o bebê no berço com ele ainda acordado, não balançar, não usar carro ou carrinho para fazê-lo adormecer, dar a chance de deixar o filho descobrir sua própria maneira de adormecer.
Para mães dependentes ou que tornaram seus filhos dependentes do colo, de hábitos e pessoas específicas na hora de dormir, eu posso parecer uma fria megera.
Mas como resultado tenho uma filha que desde o começo tirou suas sonecas na manhã e tarde com tranquilidade, adormecendo umas vezes ainda mamando e noutras no berço, entretida com móbiles cantantes e nossa companhia e que desde muito cedo só acorda uma vez por noite (isso tem mudado mais recentemente como explico em outro post). Também não rola o famoso "chupeitar" porque sempre acreditei nos dez, vinte minutos suficientes para se alimentar. Como ela não usa chupeta, tenho notado seu afã na fase oral, principalmente agora que os dentes se preparam para irromper. Por isso, noto que busca ficar com o peito na boca por pura outra necessidade que não fome e uso o dedinho no canto da boca para retirá-lo. Quando o desconsolo é muito grande, leia-se vem com choro, e eu noto muita gana, dou o outro peito, acreditando na busca ainda pelo alimento.
De outra forma, consolo com um abraço e voilà, uma menina já adormecida, calminha.
Bom, no soninho da noite mesmo, ela normalmente tem dormindo de uma forma que já pode ser considerado um hábito, mas que considero super fácil de lidar e inofensivo.
Deito com ela na cama ou no chão, no edredon, com os brinquedos por lá.
Ela brinca um pouco, conversa, ri, resmunga, toca ali, acolá, se vira dali, de lá, e...adormece. Normalmente, de bruços. E assim a coloco no berço, onde permanece na mesma posição por horas.
Depois, acho que quando a fome aponta, começa a se mexer, a virar a cabeça e a choramingar pois ainda não consegue sair de bruços para a posição de costas. Aí, eu entre em ação com peito ou desvirando a pequena e a noite segue. Mas não muito. Morena tem se acordado entre cinco e sete da manhã.

Nas fotos uma sequencia dessa forma muito bonita de se olhar, contemplar, dividir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário