sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Nós, Brasília, Ana Maria e as fotografias

Revisitei Brasília. Conheci Brasília. (Re)conheci Brasília. Desconheci Brasília. Isso ao lado de minha sobrinha Ana Maria que veio passar uns dias. Isso geralmente também ao lado de Morena que só não fez a visita guiada ao Congresso Nacional. Foram dias maravilhosos. Tínhamos sempre o compromisso de fazer um passeio pela cidade, à tarde, quando eu chegava do trabalho. Algumas vezes o lugar nos surpreendeu para o bem. Noutras de forma negativa, por estar fechado, quebrado, pela forma amadora com a qual fomos recebidas. Mas no balanço foi ótimo. Foi ótimo para mim, que fui fisgada pela vontande de continuar a vida com esses olhos de turista que peguei emprestados de Ana nesse período. Foi ótimo para Morena que foi apresentada a vários lugares e obras de arte e se comportou, nem precisa dizer, super hiper maravilhosamente bem. Usamos seu novo carrinho de passeio e ele quebrou um galho enorme. Nele, ela até visitou lugares sem precisar acordar rsrsrs (O carrinho foi barato, é leve, sem grandes tecnologias mas totalmente apto ao que se propõe e ao que eu propus a ele). Foi ótimo para o trio eu, Morena, Ana e eventualmente ao quarteto, quando Fábio se juntou a nós. Olhando as fotos agora, vejo que andamos um bocado. Gosto de olhar as fotos (quase sempre feitas por Ana Maria) e me investir de crítica de fotografia ou de arte e, enxergar no 'trabalho' de Ana, qualidade, novidade, um futuro promissor. Vejo ainda identidade e assinatura. Já seria capaz de identificar entre diversos, os cliques dela. E as opções que faz entre todos os ângulos e paisagens possíveis dizem muito dela. Dizem o que nem consigo decifrar. O que ainda vai falar por ela. Ana Maria é discreta, silenciosa e certeira em suas observações. Tem gestos leves, delicados e sutis. Seus recortes fotográficos umas vezes seguem essa linha e noutras são o oposto, nos surpreendendo. Surpresas que tem a tendência de aumentar, com ela se dedicando mais e mais ao ofício. Em tom de despedida ainda e de gratidão, quero dizer que foi muito bom ter essa visitante cheia de talento, aqui conosco. Ah, e as fotos que revelam tudo o que falei acima, ela guarda a sete chaves. Mas também podem ser conferidas no Projetc 365, que ela mantém no Face Book.

Um comentário:

  1. Ai, tia, com tantos elogios assim, vou ficar convencida! haha
    Obrigada mais uma vez pela hospedagem maravilhosa e pelo o esforço de fazer meu passeio valer a pena! Tudo foi tão bom que superou todas as minhas expectativas!
    Amo vocês!!!

    ResponderExcluir