segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A vida com Nana

De novo, um longo intervalo aqui no blog. Alguns fatores contribuiram: preguiça, viagem de férias e falta de acesso à internet, problemas no meu computador, falta de tempo. Mas alheias a tudo isso, as coisas continuaram acontecendo. Conhecemos lugares novos, Morena cresceu, ficou dodói, concluiu o ciclo de vacinas na rede pública, fez novas amizades, vai entrar na escola. Tenho muito a contar e talvez não valha a pena buscar uma retrospectiva muito fiel aos acontecimentos. Vou (re)começar pelo que acontece agora, ontem, hoje. A viagem de férias incluiu São Paulo, Maranhão, Paraíba. De lá, veio conosco, para um temporada em Brasília, minha sobrinha, Ana Maria, de 17 anos. Morena e ela estão super íntimas. Como estou trabalhando durante seis horas do dia, nesse tempo não sei o que elas aprontam. Mas vejo o resultado. São palavras novas, brincadeiras diferentes, um tal de pintar e desenhar, canções aprendidas, uma cumplicidade e um vínculo que se fortalece de forma bonita, só delas. Eu só vou percebendo as novidades. Morena que antes me chamava ao acordar, agora chama: Ná, Ná, Náaaaaaa. E para dormir não quer outra companhia a não ser a prima. Por causa disso, tem ficado acordada, resistindo ao sono, até mais de 22h. Agora, ela já chama Nana no lugar de Ná. Ana Maria acha que é uma palavra mais difícil que a primeira e toma isso como uma homenagem que, certamente Morena faz ou faria ainda com mais força se conhecesse esse conceito. Nem gosto de pensar como vai ser duro quando Ana Maria for embora. Mas idas e vindas são a essência da vida. E o importante é que esteve aqui conosco e foi tão importante para Morena enquanto permaneceu. Sendo que ficará sempre na nossa memória e na nossa vida. Sinto muita falta de ter a minha família por perto. E cada vez que Morena recebe tanto carinho assim de alguém de lá, preenche essa falta e traz para ela o que quero que nunca falte, amor, ou a-môôô, como ela diz. Obrigada, querida Nana, por sua doçura, companhia e paciência! Obrigada por estar assumindo comigo os cuidados e a educação da pequena, nesses dias tão ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário